Estudo de Manchas Solares


O Solar Calc é um projeto do Observatório Annie Russell Maunder que visa o registro fotográfico e estudo da fotosfera solar. Um dos principais objetivos é a realização de divulgação científica por meio de aulas, palestras e observações públicas. Visite o solarcalc.blogspot.com.br para ver mais.

A metodologia utilizada para o estudo de manchas solares se baseia na observação direta por meio de telescópio com filtro de luz branca seguida da astrofotografia solar. 

As imagens obtidas são analisadas a partir da contagem de grupos por hemisférios, contagem de manchas por hemisférios e análise das características dos grupos e de suas manchas.

O "helio rreferenciamento" é feito a partir do software Helio Viewer que pode ser encontrado aqui. Nele é possível localizar os pontos cardeais do Sol, eixo de rotação, divisão dos hemisférios e outros parâmetros.




Um dos parâmetros utilizados é o Número Wolf, onde:


                                 Número Wolf = número de grupos . 10 + números de manchas


Outro parâmetro utilizado é o CV, sistema de classificação de valores segundo Malde onde cada grupo é caracterizado por um código de 3 letras, onde a primeira é maiúscula e caracteriza a dimensão e tipo do grupo de manchas solares. A segunda letra caracteriza a penumbra da maior mancha do grupo e a terceira letra caracteriza a distribuição das manchas no grupo. Cada combinação de letras possui um valor numérico e a soma total é o CV observado.



 Os dados coletados pelo observatório são divulgados na página Solar Calc de duas formas: em modo diário com as fotos e as fichas de observação e em modo mensal, numa ficha que reúne gráficos com os valores observados e as condições de observação. 

Os dados também são compartilhados em três bancos de dados internacionais. O site CV - Helios Network, gerenciado pelo desenvolvedor  do sistema CV (Kjell Inge Malde), o portal SOS PTMA (sociedade polonesa de amantes da astronomia) e a página solar da British Astronomical Association.

Nenhum comentário:

Postar um comentário